quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Quarto mês.

Cheguei no quarto mês e foi um alívio não precisar mais ficar trocando curativos.
Fiz a tomografia que acusou um acumulo bem menor de linfa ainda na cavidade abdominal, porém, os médicos disseram que com o tempo, por ser uma coleção tão pequena o próprio corpo tenderia a absorver.
Outro exame que fiz, foi a Determinação da Filtração Glomerular, que indica precisamente quantos porcentos está funcionando o rim. Esse exame é bem cansativo. Eu cheguei 6h da manhã, a medicina nuclear (local onde realiza o exame, dentro do próprio HC), abriu as 7h e só começou a realização deste exame as 8h. Primeiramente fui chamada pela enfermeira que fez umas perguntas, como quando foi o transplante, se foi doador vivo ou cadáver, se estava de jejum, etc. Após isso, depois de uns minutos passei com uma médica que praticamente fez as mesmas perguntas. Em seguida fui encaminhada para uma sala onde me pesaram.
Após isso, foi explicado que iriam injetar um produto radioativo em uma veia do meu pé. Existe todo um cuidado na manipulação da seringa que tem esse produto, tanto que a seringa fica reservada em um compartimento metálico bem grosso (não sei se é ferro, alumínio, etc), com meu nome e identificações nela. Após a aplicação desse produto, a enfermeira pega uma espécie de dosímetro (aparelho que mede radiação, algo assim, quem entender me corrija). E assim, confirma se o medicamento foi injetado de forma correta. Após isso, é preciso esperar 4 horas para colher a primeira amostra de sangue e depois esperar mais 2 horas para a última coleta de sangue. Eles recomendam beber muita água e não comer nada gorduroso enquanto esta fazendo o exame. O cansativo é que são praticamente 6 horas sem ter o que fazer lá. Porém, sempre acaba formando uma panela de transplantados na sala de espera e cada um acaba contando sua historia, rsrs.
Bom, após todos os procedimentos e 20 dias de espera, o resultado foi que o rim estava funcionando 59%. A médica disse que era um bom valor vindo de um doador falecido, então, não encanei, mas que desejei ver uns 80% ali... Ô...



Foi mais um mês que não aconteceu muita coisa. Nenhuma intercorrência, então foquei na faculdade que estava na época das provas do 7º semestre, e deu tudo certo, nenhuma DP, fui invicta para o 8º semestre da faculdade e mal sabia que seria o mais tenso, rsrs.



Medição do quarto mês da Creatinina:
1- 1,06 (09/06)
2- 0,85 (23/06)
3- 0,94 (27/06)

Nenhum comentário: