sexta-feira, 6 de maio de 2011

"Bem vindo à Hemodialise"


Q
uando eu soube que teria que fazer hemodiálise eu não imaginava o tanto de informação que teria que absorver para fazer o tratamento de forma correta, eu resolvi escrever como funciona a rotina (básica) de uma clinica e o significado das palavras mais utilizadas.

Bom, antes de iniciar seu tratamento, é feita uma entrevista médica, onde o profissional irá determinar como será feito seu tratamento, como tempo de cada sessão, peso seco (que será definido com mais precisão durante as primeiras sessões), em que lugar você vai ficar (existem salas separadas para pacientes com Hepatite e HIV). Geralmente no dia da entrevista é coletado um exame de sangue e através dele será determinado os remédios a serem receitados.

É necessário que tenha algum acesso para fazer a sessão, pode ser através do Cateter ou da Fistula.

Quando você chega na clinica, a primeira coisa que faz é se pesar e medir sua pressão. O técnico de enfermagem que esta encarregado de seu box / sala /etc irá anotar os dados em seu prontuário, e através da informação do seu peso seco, ele irá programar na maquina quanto peso você irá perder na sessão, em seguida será feita a punção com duas agulhas em sua fistula, ou vai ligar a linha (as famosas mangueirinhas) diretamente no seu cateter. De qualquer forma, são 2 acessos, um para puxar o sangue e transporta-ló até o capilar (filtro) e outro acesso para devolver o sangue já filtrado.

Logo no começo da sessão é aplicada uma dose de heparina, para evitar que o sangue coagule no processo da hemodiálise.

As sessões duram em média 4 horas, e durante essas 4 horas você poderá dormir (já que na maioria das clinicas, as cadeiras são reclináveis), ler, bater papo com os colegas que estão dialisando perto, etc.

Aproximadamente na metade da sessão é servido algum alimento, geralmente um lanche, que ajuda o paciente a aguentar o restante da sessão, já que a hemodiálise não retira somente as toxinas, muitas vitaminas são perdidas no tratamento e é normal que dê hipotensão durante as sessões, então é muito importante comer alguma coisa. Geralmente após o lanche a pressão é verificada novamente.

Ao final da sessão, o  sangue é devolvido junto com uma certa quantidade de soro (que faz com que a menor quantidade possível de sangue permaneça na linha), alguns medicamentos podem ser injetados direto na linha, vai depender da conduta de cada clinica, contudo dependendo da necessidade, após a sessão o paciente recebe a medicação injetada subcutaneamente no braço ou na barriga.

Novamente a pressão é medida, o curativo na fistula ou cateter é feito e você se pesa para saber se retirou o peso definido pelo médico.

20 dicas que só um paciente saberia dar:
1- Use basicamente o mesmo estilo de roupa, para não dar diferença no peso.
2- Use roupas básicas, não vá de plumas e paetês para a hemodiálise, alguns produtos utilizados na limpeza e manutenção das maquinas mancham as roupas, e como as vezes esses produtos são espirrados acidentalmente em você, perder uma blusa e uma calça é comum (no começo eu perdi várias blusinhas, rsrs, principalmente por que usava cateter).
3- Use roupas confortáveis e que se ajustem ao corpo, pois se você tirar muito peso, ao andar você pode ficar sem calça (já vi acontecer 2x).
4- Leve uma manta, um edredom ou similar, geralmente o ambiente é gelado, e você pode passar muito frio.
5- Carregue sempre um doce e um salgado, é comum após a hemodiálise dar uma crise de hipotensão (necessitando um salgado) ou de hipoglicemia (necessitando de um doce)
6- Anote sempre seu peso, pressão e quanto de peso retirou, isso ajuda a diagnosticar uma serie de problemas que podem surgir durante o tratamento.
7- Anote sempre que tomar uma medicação,  e se existir alguma reação além de informar ao médico, anote.
8- Faça um check-up anual, verifique principalmente a visão, audição e o sistema cardíaco, que são os mais afetados pela hemodiálise.
9- Peça para o enfermeiro lhe passar o esquema da vacina da Hepatite B, pacientes em hemodiálise devem tomar 3 doses duplas da vacina para tentar pegar imunidade (uma minoria apesar de fazer o esquema corretamente não pega imunidade).
10- Sempre que chegar na clinica, olhe seu capilar e veja se seu nome esta fixado nele.
11- Se tem fistula, ao chegar na clinica lave bem o braço com sabão antes de receber as punções.
12- Compre uma capa e antes de sentar, coloque a capa na cadeira.
13- Se começar a suar frio, esta tendo crise de hipoglicemia, avise o técnico, não segure o sintoma pois você pode entrar em choque.
14- Se sentir a visão ficando turva, o corpo amolecendo, você esta tendo uma crise de hipotensão, avise o técnico, resistir ao sintoma pode fazer no mínimo você desmaiar.
15- Se sentir enjoado com uma vontade de vomitar, você esta tendo uma crise de hipertensão, avise o técnico, segurar o sintoma lhe trará uma dor de cabeça horrível, além de correr um serio risco de se vomitar todo.
16- Se sentir câimbras, é sinal que a maquina tirou muito peso seu, avise o técnico, ele vai diminuir a quantidade de peso a ser retirado ou irá desligar a maquina.
17- Ao final da sessão verifique se o medicamento receitado foi administrado.
18- Ajude o próximo, as vezes um companheiro da frente/do lado esta passando mal e não consegue nem chamar alguém para socorrer, não tenha receio, chame o técnico e diga que acha que a pessoa não esta bem.
19- Procure fazer algo útil durante a sessão. Se não consegue dormir, leve um livro, revista, um jogo (eu levo um PSP), escute radio pelo celular, só não deixe a mente ficar pensando abobrinha.
20- Faça sua parte e deixe os profissionais fazerem a deles, se meter no trabalho dos outros atrapalha o funcionamento da clinica, se envolva apenas quando você dominar bem o assunto e perceber alguma irregularidade (isso vale principalmente para os acompanhantes).

Dicionário:
Capilar: É o filtro por onde seu sangue vai percorrer para se livrar das toxinas, ele é único, só poderá ser utilizado por você, então deve ter seu nome e ser utilizado apenas 12x e descartado em seguida.
Heparina: É um medicamento que evita a coagulação do sangue, quando administrada em exagero pode aparecer hematomas pelo corpo, seu médico irá definir a quantidade ideal para seu caso.

Hipertensão: É o aumento da pressão arterial.

Hipoglicemia: A queda de açúcar no sangue.

Hipotensão: É a queda da pressão arterial.

Linha: São as mangueiras por onde seu sangue percorre do seu corpo até o capilar, e do capilar retornar para seu corpo. Também são únicas, nenhum outro paciente poderá utilizar esse material.

Peso seco: É o peso no qual você sai bem da hemodiálise. Ex: Pesei-me 55 kg, mas estou inchada e com falta de ar, quando estou com 53 kg me sinto bem, então meu peso seco é 53 kg, e no caso teria que tirar 2 kg de excesso de líquidos mais 500g do soro que recebo e o lanche que como durante a sessão, ou seja, 2,5kg. Sempre é tirado algumas gramas a mais para compensar o soro e o lanche, esse valor irá de acordo com cada clinica.

Prontuário: É seu histórico clinico, onde fica registrado todas as pressões medidas, seu peso, medicação dada, intercorrências, etc.

Punção: É a aplicação da agulha na fistula.

Nota: Cada clinica administra de uma forma o tratamento aos pacientes, mas as operações básicas são praticamente as mesmas.

16 comentários:

Geraldo disse...

Excelente texto Ana é minha primeira visita aqui e me apaixonei pelo site Parabens pela iniciativa de divulgar seu problema e se expor Minha namorada tem IRC faz 5 anos não sou compativel uma pena mais procuro ajudar em tudo que posso Adorei as dicas ficou engrassado principalmente das calças caindo rsrsrsrsrsrsssrs beijos Ge

Anonymous disse...

Muito bom seu blog e essa maquina ai do desenho é muito velha heeeeimmmm kkkkkkkkkkkkk

c.lima disse...

tENHO UMA TREMENDA DUVIDA E QUESTIONO POR DEMAIS AS CLINICAS AO CONSIDERAR O PESO SECO QUE O PACIENTE CHEGA PARA HENODIALISE.
O PESO É FEITO COM A ROUPA E É CONSIDERADO COMO PESO ADICIONAL E QUE DEVERÁ SER RETIRADO; PORTANTO A PESSOA SAIRA APOS HEMO COM O PESO SECO MENOS O PESO DA ROUPA E NA SAIDA NÃO CONSTARÁ NA BALANÇA; POIS O PESO DA ROUPA ESTA PRESENTE.]
ACHO QUE ISTO PRECISA SER ANALISADO E AVALIADO; POIS A PESSOA NÃO SAIRÁ BEM E ALEM DISTO COMPROMETE OUTROS ORGÕES , COMO A BEXIGA.
ISTO É SÉRIO E ESTA INSERIDO NO PROCEDIMENTO DAS CLIENTES E NÃO QUEREM AVALIAR; POIS SERÁ MAIS UM CUIDADO QUE OS ENFERMEIROS DEVERÃO TER, GERANDO TRABALHO; E POR ISTO NÃO HA INTERESSE DESTA AVALIAÇÃO.
FAVOR ME RETORNAR ME ESCVLARECENDO SE ESTOU CERTO OU ERRADO, sE ERRADO ME COMPROVE CIENTIFICAMENTE E MATEMATICAMENTE ESTE ERRO.

Cristal disse...

A maquina acima 'e antiga. Aqui no rj e' a tal chamada chupa cabra da baxter existem maquinas muito mais novas e eficientes.ela e' chamada assim porque o paciente sai abaixo do peso ,as vezes ela seca o paciente

Cristal disse...

Gosto de ser chamada de crital porque falo tudo que penso e sou uma vitoriosa.faço hemodialise desde 95 trabalhava namorava viajava uma vida normal derrepente soube que estava renal fiz hemo por dois anos e transplantei e tive rejeiçao.tenho iga uma doença rara aqui no brasil que so' da' mais em europeus e asiaticos e nao e' comum em negros e eu sou clarae meus tataravos eram espanhois e acho que osso ter herdado isso dos antepassados.sera? Isso e' uma duvida. E so' da mais em homens.fico pensando porque foi dar em mim.o nome da doença e' berger iga. Depois fui para o capd e foi ai' que começei a sair da depressao fiquei quase quatro anos na peritoneal.peguei peritonite e fui parar na hemodialisee dai a depressao . Nao urino qdo chega final de semana tenho que controlar a sede pois tenho muita.operei a tireoide e comecei a engordar.tenho receio de tentar outro transplante porque a iga berger pode atacar o rim tranplantado. Meu muno minhas viagens meus amores sao os meus pensamentos vivo numa ilusao e na minha ilusao sou saudavel.depois caio na real e lembro que tenho que pegar dois onibus para a clinica e ficar naquela sala gelada e a clinica nem lanche da. Tenho toda dialise hipotençao´to tao cansada.eu quero viver to tao cansadae nao vi minha adolescencia passar .as vezes sinto alguma esperança as vezes nao

Cristal disse...

Complementando ouço louvores peço ajuda a Deus todop oderoso que banhe todos os doentes com sua gloria que so' ele pode.as vezes e' preciso pedir ajuda para poder continuar e clamamos o nome de jesus.e' a letra de uma musica

Ana Paula disse...

Eu usei a imagem dessa maquina, pois foi a primeira que usei na clinica onde dialiso, era a mais velha da clinica, rsrs, ja passei por vaaaarias maquinas, agora estou em uma Nipro... ate quando, não sei, rsrsrs

Ana Paula disse...

Nossa Cristal, quanto coisa vc já passou. Acho que só quem tem essa doença sabe a real dificuldade e tudo que temos que abdicar. Que bom que você apesar de tudo se considera uma vitoriosa, pois é a pura verdade, cada dia é uma vitoria mesmo :) Eu tenho receio da peritoneal por causa da peritonite, mas se perder a minha fistula acho que vou para peritoneal. Enfim, tudo a seu tempo.

Ana Paula disse...

Realmente Deus ajuda muito, é dele que vem a força maior para viver :)

Vanusa disse...

Sou téc. de enf. e trabalho em uma clínica de hemodiálise.
Achei ótima essa matéria que esclarece e tira dívidas tanto de pacientes qto aos familiares dos pacientes.
Está bem clara e objetiva!
Mt bom!!!!!!!

Ana Paula disse...

Obrigada pelo contato, já respondi por e-mail. E obrigada por ser aux. de enfermagens, vocês são uns anjos na Terra ;)

edilaine disse...

estou com minha mae no mesmo caso que a ana paula. foi tao rapido que nem sei como esplicar.ela ficou internasda e rece beu duas bolsas d sague no propio hosptal e depois na hemodialse estao tao dificio viver com esse sofrimento gostaria de apoio de todos que vive com esse pro blema.e duro ver minha minha mae sofrendo. obrigado a todos a ana paula

eliana disse...

Boa tarde Ana Paula como vai eu estava na internet e achei seu site eu também descobrir em novembro de 2009 que estava doente e começei a fazer hemodiálise em janeiro de 2010 e faço hemodiálise em bh 3x por semana que e no mesmo dias que você faz terça,quinta e sábado 4 horas só que aqui em bh e diferente e proibido se alimentar na maquina mesmo assim eu não me importo levo meu lanche e lancho na máquina afinal que consegue ficar 4 horas dialisado sem comer nada você sabe porque algumas clinicas proíbe o lanche nas maquinas aguardo sua resposta não estou te encontrando no face

Lisa Borges disse...

Olá, Ana Paula,

Em primeiro lugar gostaria de dar-lhe os parabéns pela iniciativa que teve e pelo site que criou que está brilhante.
O meu nome é Lisa Borges, sou interna de Cirurgia Vascular num hospital nos Açores, Portugal, e estou neste momento a elaborar um folheto com informação clínica para os doentes que vão ser submetidos à construção de um acesso vascular à hemodiálise. Encontrei o seu site por acaso enquanto andava a pesquisar na internet, mas acho que está fantástico e é uma mais valia para todas as pessoas que sofrem de insuficiência renal crónica e que infelizmente têm que fazer diálise. O site está tão bom que no folheto informativo para os doentes vou mencionar o seu site e o endereço para que possam pesquisar e partilhar informações.

Os meus parabéns mais uma vez, muitas felicidades e beijinhos,

Lisa Borges

Ana Paula disse...

Obrigada Lisa pelo retorno, é muito bom receber esse tipo de mensagem, é um baita incentivo. Bjos ;)

paulo disse...

ola Ana
hj sobe do nefro que minha mãe terá que a hemo,depois de mais de tres anos de batalha e uma dieta severa infelizmente seu rim nao suportou mais
ela como normal um pouco esta abatida e eu tive que dirigir ate em casa na minha cabeça se eu desesperar acabo de vez com ela
ja imprimi seu blog e amanha entregarei para ela,sei das dificuldades terei, mas poderia me relatar como foi os primeiros dias?como deverei agir?desculpe-me se estou sendo meio inconveniente mas necessito de qualquer ajuda neste momento