quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sempre uma esperança...

Estou para falar deste livro há meses. Eu o li pouco tempo depois que descobri que precisava de um transplante renal, e apesar de já ter me inscrito na fila de transplante, eu estava em duvidas se queria mesmo optar pelo transplante ou ficar somente na hemodiálise, já que não passava mal, saia da sessão como entrava, sem problema algum.
Eu precisava conversar com algum transplantado, ter algum contato com o "outro lado" do tratamento, mas na clinica nenhum transplantado aparecia para mostrar que era uma boa ou uma má opção. A necessidade de saber o que sente, como é, o que vem antes, o que acontece durante e como reagir depois, me levou a buscar na internet o que não conseguia pessoalmente, eu necessitava mesmo de exemplos, ter provas de que o transplante era a melhor opção. 
Procurei com cautela, pois a internet é uma faca de dois gumes, você pode encontrar muita informação boa e verídica, mas também pode encontrar informações errôneas e individuais, de casos que normalmente não acontecem e infelizmente até inventados por pessoas desocupadas.
Pensei em entrar em contato com os transplantados pelo orkut, mas fiquei com muito medo de ler os tópicos que existiam nas comunidades, era muita informação para ser digerida de uma vez, então comecei a procurar um livro de alguém que contasse como foi sua experiência, e que escrevesse de forma natural e não escondesse o lado bom e o lado ruim, pois se temos que passar por essa experiência, então é bom saber os detalhes, mesmos os mais difíceis de engolir.
No próprio orkut escrevi "livro transplante" e busquei por tópicos, e para minha alegria, encontrei o Rubem, inclusive peço permissão de chamá-lo assim, pelo próprio nome, pois me identifiquei tanto com ele, que considero um grande amigo mesmo tendo trocado 2 ou 3 e-mails (apenas para pedir autorização de divulgar o livro aqui no Casos Renais). Enfim,  eu não li, eu simplesmente DEVOREI o livro. Percebi que os medos que eu tinha, o Rubem teve também quando fazia hemodiálise, os medos que tenho a respeito do transplante, ele também teve, me emocionei em diversas passagens, dei risada em outras, e aprendi muitas coisas que nem passavam pela minha cabeça, e conclui que todo renal crônico tem os mesmos medos, as mesmas cismas, que temos mais coisas em comum do que somente a doença.
O interessante do livro, é que no caso, o transplante dele foi feito com doador vivo, então as pessoas que sentem duvida se querem ser ou não ser doadoras  de algum orgão para um ente querido, basta ler o livro, lá ele não esconde nenhum detalhe, tanto da parte dele, quanto a da doadora.
Recomendo e MUITO a leitura desse livro, principalmente para quem esta confuso em relação ao tratamento ou quer se informar melhor para ajudar um amigo/familiar.

Rubem, você é uma pessoa maravilhosa, o fato de você usar boa parte do seu tempo para escrever esse livro sem a intenção de lucrar com isso, já que você o disponibiliza gratuitamente pelo site, ganhou minha admiração, meu respeito e principalmente meu carinho. Obrigada por compartilhar suas experiências. Que Deus te ilumine sempre e ilumine também sua doadora.

Quem quiser ler o livro dele, basta acessar o site http://www.rubemmyrrha.com/ que tem o link para baixar o livro em formato PDF.

4 comentários:

Kah disse...

Vou ler depois, com certeza!!!=*

Ministério disse...

Olá, blogueiro (a),Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.brAtenciosamente,Ministério da SaúdeSiga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

Jayne Nascimento disse...

Olá tentei baixar o livro e diz q a página n foi encontrada. Vou fazer o transplante e gostaria q minha prima q é minha doadora s2 lesse também. Se possível pode enviar por email por favor?
jaynenascimentoo@gmail.com

nizyta disse...

Olá Jayne, estou te enviando o livro por e-mail, mas tambem deixo aqui o link correto para acessar o mesmo: http://docplayer.com.br/8358330-Sempre-uma-esperanca.html. Uma boa sorte.