quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cintilografia e Ultra-sonografia das Paratireóides...

Como o PTH esta algo, para começar a investigar o que esta acontecendo eu tive que ir fazer uma ultra-sonografia e uma cintilografia das paratireóides.

Ultra-Sonografia
O ultrasom foi tranqüilo, para quem nunca fez e quer saber como é, simplesmente você entra em uma sala com pouca iluminação, o médico coloca sobre o local que irá examinar uma espécie de gel, e com um aparelho parecido com um leitor de códigos de barras de supermercado, ele espalha esse gel e vai fazendo as imagens necessárias para o laudo. É indolor e é um exame muito rápido. É praticamente uma massagem, hahahaha...

No caso o meu ultrasom não acusou nada.


Conclusão do Ultrasom:
Não foi encontrado pelo presente estudo qualquer alteração parenquimatosa evidente nas glândulas.

Cintilografia:
Esse exame também foi fácil, apesar de ser mais demorado, pois são feitas imagens em vários horários. No meu caso levei três horas. Na cintilografia das paratireóides você toma uma injeção na veia com sestamibi Tc99m e aguarda 20 minutos. Após esses 20 minutos você é encaminhado para uma sala, onde existe uma maquina grandinha, parecida com as de ressonância magnética, só que aberta. Então você deita no leito da maquina. Da primeira vez me amarraram para eu não me movimentar, então a maquina é ligada e uma espécie de "tampa" repousa sobre seu rosto/pescoço/peito, você fica uns 5 minutos sem se movimentar, então essa "tampa" recua e você pode se levantar. Então você espera por uma hora, para ser chamada para a segunda imagem. Na segunda imagem, não me amarram, eu fiquei novamente uns 5 minutos e novamente tive que esperar por mais uma hora para a terceira e ultima imagem. Na terceira o mesmo processo acontece, e no final você espera uns minutinhos e então é liberada. Acredito que essa espera no final é para o médico avaliar se tem alguma urgência.

Minha cintilografia também não acusou nada.


Conclusão da Cintilografia:
Estudo dentro do Normal.

Agora falta eu refazer um exame de sangue, e ir ao especialista para entender o motivo do meu PTH estar tão alto. O ultimo exame da clinica acusou PTH de 2849,2.

Um comentário:

Kah disse...

É, não tem jeito, você precisa passar com o Dr. House mesmo rs