quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sede...

Acredito que a mente humana gosta de complicar algumas coisas, um exemplo é a sede, antes de descobrir que estava com IRC, eu mal ligava para água, e no começo do tratamento, também não ligava. Quando escutava outros pacientes comentando "o pior da hemodiálise é a restrição liquida", eu pensava comigo, "Puxa, o pior é isso? Que beleza então!", mas os meses se passaram, e hoje percebo que realmente o pior da hemodiálise é a restrição liquida. Acho que o proibido meio que vira tentação, por isso que acho que a mente é insana as vezes, rsrs.
Beber água virou uma das coisas mais prazerosas da minha vida, nossa, como eu saboreio cada gotinha que desce pela garganta. Acredito que todos os IRCs são iguais nesse aspecto.
Bebo aproximadamente 800ml por dia, pois consigo eliminar alguma coisa de forma natural (urino ainda). Existem pacientes com uma restrição maior ainda, isso muda de pessoa para pessoa.

Existem dicas básicas para não sentir muita sede:
- Chupar gelo
- Beber água gelada ao invés de água com temperatura normal
- Fazer bochecho com a água e depois cuspir ela
- Evitar comida salgada (ajuda também a não aumentar a pressão, 2x1, rsrs)

Honestamente, essas coisas ajudam a camuflar um pouco a sede, mas é por pouco tempo, a estratégia que mais deu certo comigo foi criar horários para beber, assim o corpo acostuma com o horário que vai receber o liquido e não fico tão angustiada, geralmente funciona.

Nenhum comentário: