terça-feira, 20 de julho de 2010

Lições - Gravidez...

Descobrir a gravidez durante a hemodiálise é um pouco difícil, pois o ciclo menstrual da mulher sofre alterações, muitas nem menstruam mais, então deduzir uma gravidez por falta da menstruação é praticamente impossível. A mulher começa a perceber que esta grávida quando a mudança física aparece. Foi o que aconteceu com a C., que começou a sentir um "carocinho" na barriga, rsrs.
A gravidez no caso é de alto risco, principalmente devido à hipertensão que pode causar pré-eclampsia. A necessidade de sessões diárias é para que as impurezas contidas no sangue da mãe não prejudiquem o feto. Um controle do peso também deve ser rígido e monitorado pelos médicos, pois não pode perder muito peso, já que toda grávida ganha peso devido a um bebe estar crescendo em seu útero.
A dieta deve ser balanceada e a anemia controlada para que o parto transcorra sem problema.
Geralmente os médicos optam pela cesárea, pois na maioria dos casos o parto é prematuro.
Muitas mulheres que engravidam acabam abortando, mas isso não significa que é impossível ter uma gravidez saudável, existem muitos fatores a serem considerados.
Além de contar com a atenção médica, a futura mamãe pode exercitar a mente, com pensamentos positivos, com a visualização de um parto tranqüilo, retirando a preocupação e relatos negativos que sempre surgem de pessoas inconvenientes. A mente ajuda muito, principalmente no controle da pressão, já que o emocional ajuda a elevar ela.
Equilíbrio emocional, acompanhamento médico e dieta são as palavras chaves de uma gravidez bem sucedida.

Nenhum comentário: